A medicina se desenvolveu ao longo do tempo a partir de experiencias com animais. Questiona-se muito nos dias atuais a utilização de animais em pesquisas científicas. Somos um tipo de animal altamente complexo e usamos diversos artifícios para manter a nossa sobrevivência. Até que ponto podemos sacrificar outros animais para a garantia da nossa espécie?
Grande parte dos animais utilizados em pesquisas científicas são roedores, cães, primatas, esses, que geralmente, são utilizados para tratamentos de diversas doenças que acometem o ser humano. Vários sacrifícios esses animais sofrem, no entanto, na há nos dias de hoje, tecnologias suficientes para a substituição dos animais de laboratórios.
Órgãos internacionais estabelecem diretrizes para a utilização de animais em pesquisas científicas, e com elas possam evitar eventuais abusos contra os animais.
Levando em consideração esses aspectos, é necessário a fiscalização árdua dos institutos que realizam pesquisas com os animais resultando harmônia entre a produção científica e os direitos dos animais.